Miniconto

O REI MAUZÃO

Era uma vez, um grupo de animais silvestres que estudava em uma escola na floresta da ilha. Muitas raças diferentes trocavam experiências umas com as outras, pois faziam parte de um projeto que prezava pela excelência de ensino na floresta. Todos os jovens animais silvestres, e também os selvagens, se beneficiavam com o conhecimento compartilhado, pois daquela forma os mais experientes orientavam os mais jovens. Esses jovens ao interagirem com os filhotes conheciam e entendiam as necessidades uns dos outros. Tudo era feito com muito carinho, esforço e trabalho de equipe. A comunidade percebia o quanto aquele trabalho fazia a diferença para que todos os animais vivessem melhor.

Um dia, porém, o novo rei resolveu acabar com o programa. Ele estava preocupado em poupar recursos, porque não apenas dizia que esse trabalho todo custava caro, mas também a comunidade enfrentava uma crise por causa das constantes queimadas das florestas. Apesar da relutância dos animais quanto à extinção do programa de apoio, o cancelamento do programa foi imposto.

Após algum tempo, os animais sentiram grandes dificuldades em lidar com os problemas que se apresentavam e, como não sabiam mais das necessidades uns dos outros, eram incapazes de resolver a situação com eficácia. Os animais, assim, acabaram perdendo o elo e, mais tarde, com o agravamento da situação, perderam muito mais, ao passo que não mais se entendiam, nem mesmo interagiam.

***

MINICONTO


Havia uma menina que gostava de um menino mais velho. Os dois se olhavam o tempo todo, só que não percebiam que os outros viam. Eles gostavam um do outro. Um dia eles falaram um com o outro.

- Oi, disse ele.
- Oi, respondeu ela.

Eles se cumprimentaram todos os dias, e aos poucos aquilo foi virando amor.

***

MINICONTO

O gato Mimi nasceu na rua em um dia de chuva, na verdade uma tempestade. Desde que chegou ao mundo encenou vários desafios. Sua vida foi muita dura e o seu medo só aumentava. Mimi era um gato assustado.

Um dia Mimi levou um grande susto com uma sombra gigante e de rabo comprido. Na verdade, era Mestre Rato que, acompanhando o sofrimento de Mimi, resolveu ajudá-lo. 

Mestre Rato começou explicando que, apesar de sua sombra ser grande, na realidade ele era bem menor que Mimi. Depois, ele foi explicando todos os perigos que enfrentava, mesmo com seu pequeno tamanho. Mestre Rato mostrou a Mimi que mesmo tendo medo de gatos se aproximou para ajudar o pobre felino. De perto até que Mimi não era tão assustador. Mimi aprendeu com Mestre Rato que o diferente assusta no começo, mas basta se aproximar cuidadosamente para descobrir novas realidades, novos amigos.

***

PROGRAMA DE RATO

Toda noite, à meia noite, a rádio anunciava o programa Escutar as lendas da vó rata. Certa feita, todos estavam sentados ao redor do rádio e a festa começou, com a contação de história do Boi do Mato, que era meio homem, meio boi. Dizem que ele amava comer ratinhos, mas só aqueles que não comiam legumes. Ao final da história, todos saíram correndo para comer legumes.

***

MINICONTO

Era uma vez uma estreia de cinema: um filme que todos esperavam. Os atores eram maravilhosos. A estreia do filme chegou e o cinema lotou.

***

MINICONTO

"Triiiin". Tocou o telefone. Atende-lo-ia caso não houvesse tropeçado numa casca de laranja posta a minha frente. No chão, ainda perplexa com a situação que acabava de acontecer mergulho em um devaneio que me faz questionar a presença daquela casca ali. Penso na teoria do caos. Em como um simples fato pode mudar toda a ordem das coisas. Levanto-me e atendo o telefone. "Camila, quanto tempo!"
João

***

MINICONTO

Ela encarava abismada aquele estranho desenho num álbum sobre Leonardo Da Vinci... Forma globosa com uns galhos ou raízes, bizarro. Não conseguia entender que aquilo batia em seu próprio peito. De tanto amor e sofrer por amor não conhecia o coração anatômico, apenas o simples ❤.

Comentários

Postagens mais visitadas